Dicionário Técnico para Leigos

Se você tem alguma dúvida sobre os termos utilizados sobre a tecnologia da informação ou segurança da informação e gostaria saber sobre ou entende melhor utilize nosso glossário ou envie sua dúvida para nós. Teremos todo o prazer de ajudá-lo a entender os padrões e nomes difíceis que são utilizados nessa área. Clique aqui e pergunte sobre segurança dos seus computadores.

 

Antivirus

Tipo de ferramenta antimalware desenvolvido para detectar, anular e eliminar de um computador vírus e outros tipos de códigos maliciosos. Pode incluir também a funcionalidade de firewall pessoal.

fonte: https://cartilha.cert.br

Backup

Cópia de segurança de qualquer arquivo digital que em caso de  perda do principal será  restabelecido e utilizado em substituição do arquivo perdido. Veja também

Criptografia

Ciência e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secretas. É usada, dentre outras finalidades, para: autenticar a identidade de usuários; autenticar transações bancárias; proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos, e proteger o sigilo de comunicações pessoais e comerciais.

Download

Processo onde um programa instalado em um computador  se conecta a outro computador ou servidor e copia arquivos para seu HD local.

Firewall

Dispositivo de segurança usado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores.

Nuvem

Conjunto de equipamentos interligados com alta performace sendo compostos por Storages, Processadores e Sistemas para através da Internet fornecer o ambiente de processamento e hospedagem de sistemas remotos.

Ransomware

é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

fonte: https://cartilha.cert.br

Spyware

Tipo específico de código malicioso. Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Keyloggerscreenlogger e adware são alguns tipos específicos de spyware.

Malware

Termo genérico usado para se referir a programas desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador ou dispositivo móvel. Tipos específicos de códigos maliciosos são: vírus, wormbotspywarebackdoor, cavalo de troia e rootkit.

Trojam

Tipo de código malicioso. Programa normalmente recebido como um “presente” (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc.) que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

Restauração

Processo de restabelecimento de uma cópia de um ou vários arquivos em caso de perda do original.

Upload

Processo onde um programa instalado em um computador  se conecta a outro computador ou servidor e copia arquivos para ele.